Rua General Osório 2266
Cambuí, 13025-155, Campinas-SP
   |   
+55 19 98890-9194
juliana@trilhaverao.com.br
trilha@trilhaverao.com.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

  • 2a-6a
    9h - 18h30
  • Sábado
    9h - 12h30
©2018 Trilha Verão.
Todos os direitos reservados.
Os exercícios físicos mais indicados de acordo com a sua idade

Os exercícios físicos mais indicados de acordo com a sua idade

Os exercícios físicos mais indicados para você são aqueles que você gosta de fazer. A resposta seria simples assim se você já praticasse algum exercício físico ou se já estivesse adaptada a uma rotina de atividades físicas. Mas para quem está começando agora ou quem ainda não encontrou a sua paixão quando se trata de exercícios físicos, ler as dicas que estamos trazendo pode ajudar a esclarecer a questão.

Os tipos de exercícios físicos sugeridos não visam limitar o praticante de acordo com a sua idade. Os exercícios foram listados de acordo com o benefício que podem trazer para a condição física esperada em cada fase da vida.

Os exercícios físicos mais indicados para jovens e adolescentes

DAR SUPORTE AO CRESCIMENTO E FORMAÇÃO SAUDÁVEL DO CORPO

A adolescência é uma fase onde os exercícios físicos são adorados ou odiados. Para os que gostam, os exercícios em grupos atraem meninos e meninas que querem competir ou estar com os amigos, mas não que estejam necessariamente pensando na saúde física ou mental que os exercícios proporcionam.

Existem também os jovens que aproveitam essa fase de crescimento muscular para frequentar academias e dar aquele “empurrãozinho” na formação de seus corpos. E é justamente essa formação que requer atenção especial e monitoramento de um profissional capacitado, seja este o seu professor de educação física na escola ou na academia, ou mesmo um personal trainer, que mantenha o adolescente dentro de um programa específico, sem excessos e sem riscos para a sua saúde.

Veja também nossa moda academia – beleza, praticidade e firmeza nos seus exercícios físicos

Para adolescentes que apresentam problemas de postura, equilíbrio e força muscular, a adolescência é a fase ideal, não somente para sanar o problema, como também para fortalecer seus músculos e estrutura óssea que ainda estão em desenvolvimento, prevenindo dores na sua vida adulta.

  • Entre os exercícios físicos mais indicados podemos citar: artes marciais, esportes coletivos, musculação para aumentar a resistência muscular, natação, dança, corrida e alongamento.
  • Os benefícios observados são: aumento da força, agilidade, desenvolvimento saudável de ossos, músculos e ligamentos, diminuição do percentual de gordura, mais disciplina, melhora no relacionamento social, superação de obstáculos e desafios, melhora a postura e coordenação motora, melhora a capacidade cardiorrespiratória, aumenta a consciência sobre o seu corpo e saúde e afasta o adolescente das drogas, álcool e tabaco. Benefícios psicológicos também são observados, pois os exercícios também auxiliam no controle da ansiedade e da depressão.
  • Recomendação diária: de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) um adolescente deve acumular no mínimo 60 minutos de atividade física por dia, de intensidade moderada a alta.

Quanto mais divertida (e segura) for a atividade física escolhida nesta fase da vida, mais fácil será a criação do hábito de se exercitar na fase adulta.

Os exercícios físicos mais indicados para adultosOs exercícios físicos mais indicados para adultos

PREVENIR DOENÇAS, EVITAR ENVELHECIMENTO PRECOCE DO CORPO E GARANTIR O BEM-ESTAR MENTAL

As ameaças do sedentarismo chegam para os adultos por todos os lados. Uma vida sem exercícios pode aumentar muito as chances de um adulto desenvolver hipertensão, obesidade, depressão e diabetes, principalmente os que já se encontram inseridos em uma rotina estressante. A preocupação já não é garantir que o corpo tenha uma boa formação física, mas evitar uma deterioração precoce.

A falta de tempo, uma reclamação frequente entre os adultos, também pode dificultar o acesso aos exercícios físicos.

Para os adultos, atividades que promovem não somente o exercício do corpo, mas também o relaxamento da mente, são ideais. Vale abusar da criatividade para encontrar programas que levem em conta esses 2 aspectos. Citamos alguns exemplos:

  • Exercícios físicos ao ar livre: corrida ou caminhada, ciclismo, escalada, além de outras atividades que podem ser feitas tanto em ambiente aberto ou fechado, como esportes coletivos, ginastica, yoga, natação e artes marciais.
  • Exercícios físicos + diversão: exercícios circenses, como os malabares, tecido, trapézio e cama elástica; ginásticas que envolvem dança, como a zumba e o kangoo jump e até mesmo vídeo games que promovem o movimento (kinnect).

Para aqueles que tem a constante sensação de falta (ou perda) de tempo, a mudança de alguns hábitos pode iniciar uma saída progressiva do sedentarismo.

  • Exercícios escondidos na sua lista de tarefas: experimente caminhar ou pedalar, sempre que possível, para ir ao trabalho, ao mercado, etc. Use escadas. Faça atividades caminhando (mesmo dentro de um escritório), por exemplo: ler um relatório ou falar ao telefone. Execute atividades domésticas, como: limpar casa, lavar o carro e cuidar do jardim/horta, também podem ser ótimas atividades físicas, além de gerar economia com a dispensa de serviços de terceiros.

De acordo com a OMS, adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividades de alta intensidade por semana.

Os exercícios físicos mais indicados para idososOs exercícios físicos mais indicados para idosos

FORTALECER OSSOS, ARTICULAÇÕES E MUSCULATURA PARA PREVENIR QUEDAS e ALIVIAR DORES

Os idosos estão mais propensos a quedas devida a fraqueza muscula, fadiga precoce e falta de equilíbrio corporal. Sendo assim, a preocupação com o fortalecimento dos ossos e musculatura, que já foi preocupação na juventude, volta na terceira idade.

Nessa fase da vida, a limitação ao tipo de exercício permitido está relacionada a condição física do idoso. Portanto, a escolha do tipo e frequência dos exercícios deve ter indicação de um médico com acompanhamento de um preparador físico.

Todos os exercícios e atividades listadas para os adultos, também podem ser adotadas pelos idosos. Porém, os exercícios físicos mais indicados para idosos por gerarem bons resultados dentro dos objetivos que buscam, são: caminhada, natação/hidroginástica, alongamento, yoga e pilates – feitos com a devida moderação.

A OMS recomenda 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou então 75 minutos de atividade aeróbica de alta intensidade por semana. Não sendo possível fazer a quantidade recomendada devido a alguma condição de saúde, o idoso deve se manter tão ativo quanto possível.

Nenhum comentário publicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 9 =

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart