Execução correta dos exercícios: Por que é essencial para o seu treino
(146 visualizações)
Quando se trata de atividade física, um dos aspectos mais importantes, além da escolha dos exercícios, é a forma correta de executá-los. Independentemente do seu nível de treino, seja você iniciante ou experiente, garantir que está realizando os movimentos da maneira certa é essencial para evitar lesões e otimizar os resultados.
Benefícios da execução correta dos exercícios
- Prevenção de lesões: a má postura ou o uso de carga inadequada durante a execução de exercícios podem causar lesões musculares ou articulares. Manter a postura correta e respeitar os limites do corpo é essencial para um treino seguro.
- Melhora da performance: uma execução adequada garante que você esteja trabalhando os músculos corretos. Isso ajuda a melhorar a performance ao longo do tempo, já que o corpo passa a responder de maneira mais eficiente ao esforço aplicado.
- Resultados otimizados: quando você realiza os movimentos de forma correta, os músculos são ativados de maneira mais eficaz, proporcionando resultados mais rápidos e visíveis. Ou seja, você aproveita melhor o seu tempo de treino e atinge seus objetivos de forma mais eficiente.
Dicas para uma execução perfeita
- Conheça seu corpo: entender os seus limites é fundamental. Nunca force além do que você consegue suportar.
- Procure orientação: para garantir a execução correta, consulte profissionais capacitados, como instrutores de academia e personal trainer.
- Respeite a postura: mantenha a postura alinhada durante o exercício. Isso inclui manter as costas retas, os joelhos levemente flexionados e ativar o core (abdômen) sempre que possível.
- Comece com cargas leves: para iniciantes ou quando se está aprendendo um novo movimento, é sempre recomendável começar com cargas leves para dominar a técnica antes de aumentar o peso.
Convidamos a personal trainer @barbarabulgarelli_ para dar algumas dicas da execução de exercícios na academia. Vem conferir!
-Afundo: uma dica para não desequilibrar na execução do movimento é focar na base. Para aumentar a estabilidade na execução, é necessário afastar um pouco os pés na largura do quadril, e manter o peso na perna da frente. Confira o conteúdo!
- Flexão de braços: alguns erros mais cometidos são descer somente o braço e não descer o quadril, ou descer o quadril e não flexionar o braço. Para ativar o peitoral de forma correta, o braço flexiona e desce junto, tocando o chão. Confira o conteúdo!
- Stiff: postura reta, escápulas ativas, e o quadril vai para trás, o tronco automaticamente vai para frente. Fazendo o movimento correto, trabalhamos o posterior de coxa e não sobrecarregamos a lombar. Confira o conteúdo!
Inspire-se e mantenha o estilo de vida equilibrado
Aqui na Trilha Verão, acreditamos que o equilíbrio é a chave para uma vida saudável e ativa. Seguir essas dicas vai ajudá-la a treinar de forma mais segura, eficiente e, acima de tudo, com mais prazer. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais dicas que irão elevar seu treino ao próximo nível.