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Como encontrar motivação para iniciar uma rotina de exercícios

Como encontrar motivação para iniciar uma rotina de exercícios

“Não consigo manter uma rotina de exercícios físicos. Já tentei vários tipos de exercícios e no começo até vai bem, mas depois perco um dia de academia, na semana seguinte perco dois, e quando vejo já estou parando de vez”.

Esta é uma reclamação comum e por mais simples que a solução pareça, afinal bastaria continuar indo até a academia (ou outro lugar dependendo da atividade física escolhida), ela acaba se complicando devida à enorme variedade de empecilhos nos quais as pessoas se agarram para justificar a sua decisão de parar com a atividade física.

A sugestão que temos é que antes de você encontrar qual o tipo de atividade física que quer praticar ou qual a academia ou clube vai frequentar, que você desenvolva antes a MOTIVAÇÃO que vai, não somente fazer você iniciar uma rotina de exercícios, mas também te manter ou ainda voltar a ela mesmo após eventuais escorregadelas.

Desenvolvendo o “motivo para a ação”

Desenvolvendo o “motivo para a ação”

Sim, a motivação precisa ser desenvolvida. Você não vai encontrá-la pronta em algum lugar ou vai vê-la surgir na sua mente como uma ideia qualquer. A motivação precisa crescer, ganhar força, se tornar algo que vai te impulsionar para começar, mas principalmente, que ela possa ser grande o suficiente para combater a vontade de desistir, quando essa surgir.

Comece se perguntado: “porque eu devo me exercitar”, pegue um pedaço de papel e escreva todos os motivos que surgirem em sua mente. Suponha que a sua resposta inicial seja aquela mais genérica possível, ou seja, “devo me exercitar porque eu quero ter uma vida mais saudável”, humm…. Mas porquê? Porque você quer uma vida mais saudável? Você precisa ir se investigando, se aprofundando no caminho do autoconhecimento que vai surgir a sua frente, até você encontrar uma resposta realmente convincente. Lembre-se o “motivo para a ação” precisa ser tão forte quanto as barreiras que vão surgir, principalmente no início, antes da formação do hábito de se exercitar.

Da mente para o corpo

Se sentindo devidamente motivada, chegou a hora da mente passar a bola para o corpo. Escolha a atividade física que mais lhe agrada, pesquise e encontre um bom lugar para a sua prática, chame um amigo ou amiga para praticar ou ir até a academia ou clube com você, pesquise a roupa e o calçado ideal para o tipo de exercício que você vai praticar e principalmente, defina metas diárias, semanais e mensais para a sua rotina de exercícios.

Some a sua rotina de exercícios, hábitos alimentares saudáveis e uma boa noite e sono. Com o passar do tempo você vai perceber uma vasta gama de resultados físicos positivos em todo o seu corpo, mas o maior ganho certamente será a satisfação de ter encontrado em você mesma a solução para ir além dos seus limites.

A solução nem sempre vem através da quantidade de esforço aplicado para resolver o problema, mas através da forma como problema foi abordado.

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