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Hábitos saudáveis promovem saúde física e mental

Hábitos saudáveis promovem saúde física e mental

Nós somos os nossos hábitos – sejam eles hábitos saudáveis ou não. Durante o decorrer do dia, tudo o que fazemos, pensamos e sentimos gera a qualidade de vida que temos. Na maioria das vezes nossas ações estão no “piloto-automático” e podemos nos sentir descontentes sem nem saber a razão.

Hábitos são difíceis de mudar, mas não são impossíveis. O primeiro passo é reconhecer o que é prejudicial para então se colocar no caminho da solução adequada.

Como os hábitos são formados

De acordo com a Wikipédia, hábitos são comportamentos que se repetem e tendem a acontecer de forma subconsciente. A medida que o hábito vai se formando são observadas 3 partes distintas no processo: o gatilho, o comportamento e a recompensa.

Sendo assim, podemos dizer que mesmo o hábito sendo ruim, ele é mantido porque nos traz algum “benefício”. É aí que começa uma longa luta de você contra você mesma para saber se a recompensa é realmente desejada, e caso seja, se ela pode ser adquirida de alguma outra forma.

Um exemplo clássico é o do fumante – ele se sente estressado (gatilho), fuma um cigarro (comportamento) e com isso consegue se acalmar (recompensa). É preciso lidar com as 3 partes que compõe o hábito para conseguir quebrá-lo.

Então podemos dizer que para quebrar hábitos ruins, você precisa evitar os gatilhos que desencadeiam o comportamento destrutivo e encontrar comportamentos substitutos que levam você a mesma recompensa desejada.

Hábitos saudáveis também são formados pelas 3 partes, e precisam da sua ajuda para se fortalecerem. Você pode pensar – quero perder peso (gatilho), então vou para a academia (comportamento), mas depois de algum tempo ainda não perdi peso (então cadê a minha recompensa?). É preciso paciência, perseverança e autoconhecimento para chegar lá.

Mas, é necessário entender que os bons hábitos precisam ser trabalhados em série: alimentação saudável, descanso adequado, exercícios físicos regulares, saúde mental e satisfação pessoal formam um conjunto de hábitos que devem ser adquiridos e preservados ao longo da vida.

Quais são os hábitos saudáveis que devemos ter

Sabemos que a alimentação é essencial para a sobrevivência do ser humano. Precisamos de nutrientes para as nossas funções vitais, sendo elas: crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.

Mas não basta se alimentar, é necessário consumir alimentos que irão fazer bem a você e consequentemente evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares que irão prejudicar o seu organismo.

Para adquirir hábitos saudáveis na alimentação é necessário conhecer o seu organismo, seu metabolismo, pois todos somos diferentes e nem sempre uma dieta da moda que está sendo seguida por muitas pessoas será ideal para você.

Hoje temos acesso a uma vasta gama de profissionais altamente qualificados que poderão analisar e criar um planejamento alimentar personalizado para o seu tipo físico.

Da mesma forma, alimentos orgânicos de alto teor nutritivo e livre de agrotóxicos podem ser encontrados com facilidade em grandes redes de supermercados, e até mesmo em pequenos mercados locais.

Cenário ideal para se adquirir hábitos alimentares saudáveis, dando o suporte necessário para as mudanças mais profundas.

Cerque-se de hábitos saudáveis

Seja para o seu corpo, sua mente, em casa ou no trabalho, adquirir hábitos saudáveis pode ser uma tarefa difícil. É necessário ter muita atenção a si mesma, entender seus pontos fracos e sempre tirar vantagens de seus pontos forte.

Veja alguns hábitos que fazem parte da luta diária de mulheres, e também homens, que desejam uma vida mais saudável.

Sono: mantenha o corpo descansado. Repor as energias consumidas durante o dia é essencial para o funcionamento do seu organismo.

A falta do descanso adequado prejudica a concentração, dificulta o aprendizado, atrapalha o rendimento profissional, causa irritabilidade, dores de cabeça e além de vários outros prejuízos, uma noite mal dormida pode resultar em ganho de peso pois causa alterações hormonais e metabólicas.

Exercícios: nosso corpo foi criado para o movimento e os benefícios da atividade física são muitos. Pessoas sedentárias são mais propensas a acumular peso e a desenvolver doenças graves.

Mente sã: cuidar dos pensamentos, sentimentos e emoções também deve se tornar um hábito saudável a ser mantido. Quando você não se encontra bem psicologicamente fica mais difícil cuidar da saúde do corpo e vice-versa. Portanto sorria, respire e pense bons pensamentos.

Faça o que você gosta: um ser humano adulto gasta boa parte do seu dia trabalhando ou envolvido com questões do trabalho, portanto fazer o que gosta é essencial para você se sentir realizada. A insatisfação pessoal facilita o desenvolvimento de hábitos não saudáveis, que acabam gerando ainda mais descontentamento, alimentando um interminável ciclo vicioso.

Falta de hábitos saudáveis serve como alerta

Os hábitos saudáveis de higiene pessoal como escovar os dentes, tomar banho, lavar os cabelos, cortar as unhas e lavar as mãos fazem parte do nosso dia e são executados de forma automática.

Porém, quando uma pessoa não se atenta para hábitos tão básicos e corriqueiros, isso pode significar um problema mais profundo.

Hábitos saudáveis de higiene pessoal podem ser facilmente esquecidos ou evitados por pessoas que sofrem de depressão. A baixa autoestima faz com que esses indivíduos deixem de cuidar de si mesmos.

É preciso ficar atento pois é fácil simplesmente acreditar que a pessoa está sendo desleixada ao invés de desconfiar de algo mais sério.

As dificuldades variam de pessoa para pessoa e nem todos os hábitos saudáveis ou não, serão adquiridos da mesma forma.

Portanto, siga um passo de cada vez com o firme propósito de ser tão saudável quanto os seus hábitos.

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